dores nas costas

Conheça as principais causas de dores na região lombar

 

A dor lombar está ficando cada vez mais comum, muitas pessoas têm reclamado desse problema e procurado um médico para ajudar. Mas a dor lombar pode acontecer pode inúmeros motivos, ela não é causada apenas por um problema, por isso você precisa saber o que está causando sua dor. Muitas vezes o médico vai tratar o problema, mas se você não souber exatamente o que é pode acabar sofrendo com isso mais vezes.

 

Tratar a dor é importante, mas saber o que causou a dor e como prevenir também é muito importante. Por isso fique de olho e conheça as principais causas de dores na região lombar.

 

Excesso de peso

 

Falamos o tempo todo que o excesso de peso e obesidade pode gerar muitos problemas na coluna, o excesso pode causar dor, mas não é apenas isso, ele pode contribuir para demais doenças na coluna que você verá logo mais. Por isso escolhemos falar dele no início, pois o excesso de peso não causa apenas a dor, mas pode contribuir para o aparecimento de uma hérnia de disco, por exemplo. A obesidade é uma preocupação global e ele pode influenciar muito na frequência de dor nas costas, o excesso de peso aumenta a pressão nos discos da coluna e também pode influenciar no equilibro postural.

 

Para prevenir as dores lombares causada pela obesidade é simples, basta reduzir o peso. É claro que muitas pessoas sofrem com isso e tem muita dificuldade de perder peso, nesse caso a nossa dica é procurar ajuda de alguns especialistas como nutricionistas e psicólogos.

 

Cansaço muscular

O cansaço e fraqueza da musculatura pode causar dor e piorar sem você ter ferimentos, sofrer uma queda ou ter qualquer outro problema, por isso é tão complicado detectar o problema nos exames. Geralmente o cansaço na região lombar é causado pela falta de condicionamento físico, uma pessoa sedentária não consegue fazer com que o músculo renove o oxigênio, isso leva a processos químicos errados.

 

Com os processos químicos errados o local começa a sentir dores. Alguns dos motivos para esse problema ocorrer além do sedentarismo é a falta de ergonomia, trabalhos monótonos, postura ruim e outros. Os sintomas mais comuns causados pelo cansaço na musculatura lombar é a dor constante, cansaço quando precisa levantar algo pesado, dores fortes depois de uma caminhada, entre outros.

 

Para evitar e se livar desse cansaço é bem simples, mas simples que qualquer outra forma de evitar problemas, você precisa se exercitar, evitar posturas erradas e trabalhos monótonos. Comece a fazer uma atividade física, mas comece aos poucos para não causar outro problema na coluna.

 

Hérnia de disco

A hérnia de disco é um problema bem comum e que causa dor na região lombar, ele acontece por causa do rompimento total ou parcial do anel fibroso, por causa disso ocorre vazamento do núcleo pulposo, gerando algumas vezes um calo que pressiona a medula espinhal ou as raízes dos nervos. Existem vários tipos de hérnias, mas a mais comum é a hérnia de disco, pois o peso nos disco é grande.

 

Ela pode ter várias causas, o sobre peso é um deles como já falamos mais acima, mas existem outras causas, a própria degeneração do tempo pode contribuir para o enfraquecimento e rompimento do anel. Outras causas são:

  • Posturas forçadas;
  • Levantamento pesos errado;
  • Torções violentas;
  • Flexão e rotação errada.

Os sintomas podem ser diferentes dependendo do local da hérnia, geralmente ocorre dores que se irradiam, ocorre restrições motoras também por causa da dor, o paciente pode até sentir dor ao urinar. No geral as dores são sentidas quando o indivíduo tosse, espirra ou faz força abdominal. Para tratar a hérnia é necessário um tratamento médico mais preciso, em alguns casos é necessário até uma cirurgia.

 

Postura incorreta

lombalgia

Ficar por muito tempo na frente do computador com uma posição errada, pode causar dores na região lombar. Qualquer tipo de postura incorreta pode causar a dor, quem trabalha muito tempo sentado, dirige o dia todo ou mesmo fica em pé com uma postura errada. A curto prazo a postura errada não vai atrapalhar e você não vai sentir muito incomodo, mas a médio e longo prazo vai sentir.

 

O problema da postura errada é que a doença pode virar crônica e você vai precisar conviver com a dor para o resto da vida. Claro que será necessário um tratamento e ele vai aliviar o problema, mas se passar muito tempo em uma posição sua lombar vai reclamar. Por isso para evitar a dor e todo esse problema o melhor a fazer é observar sua postura, não custa nada fazer um alongamento antes e depois do trabalho.

 

Se você trabalha sentado por muito tempo pode levantar algumas vezes e andar para prevenir as dores e ter atenção com a postura é muito importante. Não deixe também te fazer uma atividade física, escolha algo que goste e comece a fazer, a atividade física ajuda a fortalecer os músculos e manter uma postura adequada.

 

Lombalgia

 

A lombalgia é a dor na região lombar, a dor é sentida na região lombar e pode ser irradiada para a coxa e até o pé. Esse é um problema muito comum, cerca de 80% da população mundial já teve, tem ou terá o problema. Os sintomas podem ser leves em casos mais simples, mas também pode ser mais graves, os sintomas que um paciente com lombalgia pode sentir são:

  • Desconforto na lombar;
  • Dores;
  • Travamentos;
  • Queimações;
  • Incapacidade de ficar com o corpo ereto.

 

Para prevenir a lombalgia é bem simples, você deve fazer exercícios de alongamento, evitar exercícios intensos, principalmente corrida, observar a postura para manter uma postura correta no dia a dia e praticar exercício para fortalecer a musculatura.

 

Artrose

 

A artrose, também conhecida como osteoartrite é um problema que ataca as articulações, as articulações sofrem desgaste com o passar dos anos e algumas coisas podem provocar um maior desgaste da cartilagem que protege as extremidades dos ossos. A artrose pode acontecer em diversos locais, mas os mais comuns são nas mãos, joelhos, coluna e quadril.
Essa doença piora com o tempo, ela é crônica e por isso não existe cura, mas o tratamento podem retardar a progressão da doença. O sintoma mais comum da artrose é a dor nas articulações que piora no final do dia, o paciente também pode ter inchaço, sentir o local rangindo e ter limitação dos movimentos no local afetado. A rigidez articular também pode acontecer.

 

Como foi dito a artrose não tem cura, por isso o tratamento é para amenizar o problema e acabar com os sintomas sentidos. É necessário a ingestão de medicamentos para aliviar a dor, a terapia também é muito recomendada e em alguns casos é necessário a intervenção com cirurgia.

 

Existem muitas outras causas para a dor na região lombar como dor ciática, dorsalgia, estenose espinhal, espondilite anquilosante, fibromialgia, estresse, tumor,  cistos ovarianos e outros. Fique de olho e não deixe de procurar um médico para diagnosticar o seu problema.

Médico Especialista em Fisiatria e Dor | + posts

Médico formado pela Santa Casa de São Paulo, com Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação (Fisiatria) pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no Departamento de Neurologia. Especialização em Acupuntura Médica pelo Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa (CEIMEC), e Área de Atuação em Dor pela Universidade de São Paulo. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA). Ex-Diretor do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Membro da Câmara Técnica de Acupuntura do CREMESP. Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED).


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Preference Center