dor ciatica fisiatria

Dor no nervo ciático: O que fazer?

 

Algumas dores são tão incômodas que muitas vezes deixam o paciente sem saber o que fazer, principalmente se a dor é muito forte e incomoda muito. Mas se a sua dor é no nervo ciático, nós vamos te ajudar e mostrar o que fazer, pois a dor pode ter um prejuízo importante na funcionalidade e qualidade de vida.

 

Antes de mais nada você precisa entender o que é dor no nervo ciático, não tem como tratar ou o que fazer se você não souber o que está acontecendo com você. Então vamos entender primeiro o que é a dor ciática, como ela acontece e os sintomas, assim que você tiver certeza do sintoma já pode fazer algumas coisas.

 

Devemos lembrar que não podemos analisar o seu caso e por isso o correto é procurar um médico para fazer um diagnóstico preciso, nós vamos apenas ajudar com os detalhes, falando os sintomas você pode suspeitar da dor ciática, mas não pode nunca tomar remédio para isso sem o acompanhamento médico.

Então entenda que não vamos receitar nenhum remédio aqui, vamos apenas mostrar algumas coisas mais simples que pode fazer até procurar um médico e evitar dores mais fortes que incomodam.

 

A dor ciática acontece no nervo ciático, essa é uma dor persistente ao longo do nervo, ela começa na região lombar, passa pelas nádegas e vai muitas vezes até a parte mais baixa de uma ou das duas pernas. O nervo ciático é o mais longo do corpo, quem tem dor no nervo ciático está com o nervo irritado e inflamado. Para isso acontecer pode ser uma hérnia de disco, pode ter acontecido um deslocamento do disco intervertebral, uma compressão externa. Vamos falar com mais detalhes das causas logo mais.

 

Se você observou que está sentindo uma dor que começa na sua lombar e se estende até a perna provavelmente você está com dor no nervo ciático, é claro que esse não é o único sintoma, existem mais e vamos citar eles agora:

 

  • Dormência;

 

  • Fraqueza muscular;

 

  • Perda de sensibilidade;

 

  • Diminuição dos reflexos da região afetada;

 

  • Sensação de formigamento ou queimação;

 

  • Dores irradiadas da coluna lombar até a coxa ou perna.

 

Esses são os principais sintomas, se você observar esses sintomas em conjunto e uma dor intensa que incomoda da lombar até a perna indica dor no nervo ciático. O que você deve fazer nesse momento é procurar um médico, você pode procurar um clínico geral até descobrir o real problema e depois ser encaminhado para um especialista.

 

Não deixe de procurar um médico assim que o problema aparecer, você precisa cuidar da sua saúde e para isso o tratamento precoce é importante.

 

Os sintomas que informamos podem aumentar a intensidade com o envelhecimento, isso porque as estruturas da coluna já estão bem mais desgastadas com a medula espinhal e as raízes que dão origem aos nervos comprometidas.
As causas, tratamento e o que fazer

 

É importante não apenas saber os sintomas e procurar um médico, conhecer as causas também é necessário, saber as causas vai ajudar você a saber o que fazer e até evitar melhor o problema ou as dores. A dor no nervo ciático pode acontecer por causa de uma inflamação, lesão ou pressão, é um problema que geralmente ocorre dentro do canal espinhal ou em um local por onde o nervo passa.

 

Quando acontece uma pressão, muitas vezes o anel que circunda o disco intervertebral se rompe, com isso o núcleo escapa para o interior do canal e comprime o nervo. Essa é uma das causas e o que gera a dor. Muitos acontecimentos podem causar essa pressão como deslizamento de vértebras, tumor, estenose da coluna lombar, osteoartrite, traumas, síndrome do músculo piriforme, hérnia de disco, anomalias congênitas e outras.

 

Essas são as principais causas, mas é claro que a dor no nervo ciático pode aparecer por outros motivos, nesse caso você precisa procurar um médico rápido, até porque a dor no nervo ciático pode ser o sintoma de uma doença pior como um tumor ou hérnia de disco. Nesses casos é necessário tratar primeiro o problema que causou a dor e depois a dor, geralmente a dor vai resolver com a solução da causa, mas é preciso ficar atento.

 

Ter o acompanhamento de um médico e procurar um profissional assim que a dor aparecer é importante para evitar problemas maiores, o que você deve fazer assim que sentir os sintomas é procurar um médico. Você pode até procurar na internet e verificar os sintomas para saber o que tem, mas nunca tome um remédio indicado por um “médico” da internet, não faça nenhum tratamento indicado por um amigo ou outra pessoa que tem pouco conhecimento do assunto. O correto é procurar um médico e fazer o tratamento certo.

 

Assim que fizer a visita ao médico e o diagnóstico for realmente de dor ciática é necessário começar o tratamento. O seu médico deve fazer um exame clínico para diagnosticar a dor ciática, os testes físicos que podem ser feitos para comprovação da dor ciática é a manobra de Lasegue e outras manobras que visam evocar irritação do nervo ciático.

 

Com o problema identificado e sabendo o que provocou a compressão do nervo o tratamento já pode começar, tudo vai depender do seu problema e você deve saber que cada caso é um caso e o seu tratamento será para curar o seu problema.

 

Você pode fazer um programa fisioterapêutico que utiliza técnicas como a fisioterapia manual, a estabilização vertebral, mesa de tração eletrônica, exercícios de musculação e pilates. Todos os exercícios realizados na fisioterapia vão ajudar a aliviar a dor e tratar o problema, você vai melhorar a mobilidade, fortalecer os músculos profundos e posturais da coluna vertebral e também irá diminuir a compressão no disco das vértebras.

 

O que fazer para prevenir

 

Alguns problemas são bem complicados de prevenir, principalmente os problemas que tem relação com a genética, mas a dor no nervo ciático pode ser prevenida de algumas formas. A primeira coisa que podemos indicar é o exercício físico, é importante fazer exercício físico em qualquer idade, ele ajuda a fortalecer a musculatura de todo o corpo.

 

O pilates é uma ótima opção, principalmente para quem já está na terceira idade, ele melhora o condicionamento físico e mental, a técnica trabalha a concentração, fluidez, centro de força, postura, controle, respiração e muitas outras áreas. Não deixe de fazer um exercício físico, se não gosta de pilates procure um de que goste.

 

Para evitar a dor ciática é importante também evitar movimentos bruscos com a coluna vertebral, é recomendado não usar salto todos os dias ou saltos muito altos. Mantenha uma boa postura, ter uma postura correta é importante para evitar muitos problemas na coluna. Observe também sempre que for pegar algo do chão, o correto é flexionar os joelhos.

 

Não deixe de comentar se ficou com alguma dúvida, nós podemos te ajudar com as dúvidas mais simples, mas em caso de dor na coluna, não deixe de procurar seu médico. Fazer uma consulta é importante.

Médico Especialista em Fisiatria e Dor | + posts

Médico formado pela Santa Casa de São Paulo, com Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação (Fisiatria) pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no Departamento de Neurologia. Especialização em Acupuntura Médica pelo Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa (CEIMEC), e Área de Atuação em Dor pela Universidade de São Paulo. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA). Ex-Diretor do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Membro da Câmara Técnica de Acupuntura do CREMESP. Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED).


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Preference Center