cuide de sua saude fisiatria

Cinco maneiras de cuidar de sua saúde

 

 

A saúde é o maior bem que você pode ter, uma pessoa que adoece muito, que possui alguma doença ou mesmo sente muitas dores não é um indivíduo muito feliz. A falta de saúde acaba com o ânimo das pessoas e isso é muito ruim, por isso você precisa cuidar da sua saúde antes que seja tarde demais. Nós vamos te mostrar cinco maneiras de cuidar da saúde, mas existem muitas outras e você pode encontrar as suas maneiras.

 

Mas se você seguir nossas dicas vai encontrar uma forma de cuidar melhor da saúde e não ter problemas. Até porque, não importa se você tem todo o dinheiro do mundo, se você não tem saúde não pode aproveitar, ou vai aproveitar de forma simples e não do jeito que queria. Não deixe a saúde de lado, se você não cuidar e vigiar, ela pode acabar com seus sonhos. Anote agora as cinco maneiras de cuidar melhor da sua saúde.

 

Cuide da sua higiene

 

Cuidar do corpo e da saúde não é apenas comer direito e praticar atividade física, a higiene está relacionada com a sua saúde. Por isso cuidar da higiene é importante e por causa disso decidimos coloca-la em primeiro lugar, não vamos fazer a lista com ordem de importância, mas vamos colocar a higiene primeiro mostra o quanto ela é importante.

 

Muitas pessoas não percebem o quando a boa higiene pode melhorar nossa saúde, mas se você parar para pensar vai perceber sua importância. O Ministério da Saúde já demonstrou que a melhor maneira de prevenir doenças infecciosas é lavando as mãos. A boa higiene previne a transmissão de muitas doenças e doenças graves como a pneumonia que mata milhões todos os anos no mundo.

 

No ano passado vimos o surto da doença ebola, sua transmissão pode ser minimizada simplesmente com o hábito de lavar as mãos. Alguns países da Africa foram os lugares mais afetados pela doença e muito provavelmente a doença se espalhou porque falta esse hábito de lavar as mãos.

 

Se você tiver cuidados simples vai conseguir cuidar melhor da sua saúde e prevenir diversas doenças. Por isso vejas as dicas de higiene abaixo:

 

  • Lave sempre as mãos, depois de usar o banheiro, depois que chegar da rua, quando for comer, e muitas outras vezes;
  • Sempre que tossir, espirrar ou assoar o nariz tente proteger com as mãos, mas lembre-se de lavar as mãos depois;
  • No momento do banho não deixe nenhuma parte do corpo sem lavar, é importante eliminar as bactérias de todo o corpo;
  • Mantenha uma boa higiene da sua casa também, retire os lixos, a poeira, lave a louça e faça as tarefas diárias da casa. E não esqueça do banheiro, ele é um dos principais lugares que conserva bactérias, fungos e outros bichos;
  • Mantenha as unhas cortadas;
  • Troque as roupas de cama;
  • Escovar os dentes também é muito importante para prevenir doenças, principalmente as doenças relacionadas a boca.

Essas são medidas bem simples que podem prevenir muitas doenças.

 

Faça Check-up

 

Não importa sua idade, é sempre bom fazer uma visita ao médico para saber como anda sua saúde. Essa é uma maneira de cuidar da sua saúde, pois prevenir é sempre melhor. Você já deve saber que descobrir qualquer doença no início é muito importante, o tratamento é mais tranquilo e você tem mais chances de se recuperar.

 

Faça um check-up sempre que possível, principalmente se você já esta com uma idade que é preciso vigiar mais. Depois dos 40 anos os homens e mulheres precisam fazer alguns exames anualmente, essa é uma forma de cuidar da saúde. Sempre que visitar um médico também, é interessante levar uma lista com os medicamentos que você toma prescritos por outros médicos.

 

Fazendo isso o médico vai ter conhecimento dos seus problemas e o que você toma para controlar, no check-up o médico pode receitar não só outro medicamento ou exame, mas também vacinas que você precisa tomar.

 

Faça exercícios

 

Você precisa praticar exercícios físicos regularmente, o objetivo não deve ser apenas ficar em forma e manter o peso, mas é importante para evitar alguns problemas de saúde que podem aparecer em pessoas sedentárias. Além disso o exercício ajuda em diversas áreas, ele evita o estresse que é um dos principais problemas que as pessoas têm passado atualmente.

 

Quem se exercita também melhora a mobilidade, mantém a musculatura forte e os ossos também. A pessoa que pratica atividade física dorme melhor e consegue descansar, mantem o peso e ainda diminui o risco de ter depressão e de morte prematura. Uma pessoa que não pratica atividade pode sofrer de vários problemas como colesterol alto, derrame e doenças do coração.

 

Fique atento e comece a praticar atividade física, seu corpo vai agradecer e sua saúde também.

 

Coma comidas saudáveis

 

A alimentação é um ponto muito importante e você deve prestar atenção, para ter uma boa saúde você precisa ter uma boa nutrição, precisa de uma alimentação saudável e balanceada. Por isso é interessante mudar alguns hábitos como diminuir a quantidade de sal, açúcar e gordura que ingere diariamente.

 

Procure um nutricionista para te ajudar nessa etapa, você precisa de uma alimentação balanceada e com tudo o que precisa, por isso deve ter ajuda de um médico. Comece a incluir mais legumes, frutas e verduras na sua alimentação, além disso é bom fazer uma dieta variada. Prefira também os produtos integrais e ingira proteína em pequenas porções de carne magra, é interessante comer peixe pelo menos uma vez na semana.

 

Troque também os doces pela fruta e evite alimentos em grande quantidade como bolos, manteiga, queijo e biscoito. Evite os refrigerantes, produtos industrializados, bebidas alcoólicas, fast food e outros alimentos que podem fazer mal para o organismo e corpo.

 

Beba água

 

Ela podia estar incluída na alimentação, mas é tão importante que precisamos dar destaque. A água pode diminuir bastante as chances de uma pessoa adoecer e até previne doenças. Mas uma coisa que poucas pessoas falam é a qualidade da água que você bebe. Aqui no Brasil encontramos poucos lugares em que a água não é tratada para uso em casa e para beber, na maior parte do país a água recebe um bom tratamento e ainda é filtrada quando chega na casa das pessoas.

 

Mas se no lugar que você vive a água não tem tratamento é importante vigiar e você mesmo tratar a água. Nesse caso você pode usar cloro ou pastilhas para deixar a água livre de organismos que fazem mal, mas é importante saber fazer isso.

 

Se sua água é tratada e você não precisa se preocupar com isso, a única coisa que deve vigiar é se esta ingerindo uma quantidade razoável de água. É importante tomar bastante água todos os dias, cerca de 2 litros ao dia, por isso se você não está tomando é melhor começar a ingerir mais água e cuidar da sua saúde.

 

Essas são só algumas dicas para você cuidar bem da sua saúde, existem muitas outras formas como dormir bem, por exemplo. Mas essas são muito importantes e se você começar a vigiar cada uma dessas cinco maneiras que citamos aqui já é um ótimo começo.

 

Não esqueça de deixar seu comentário e compartilhar com as outras pessoas as dicas, elas são importantes para cuidar da saúde.

 

 

 

Médico Especialista em Fisiatria e Dor | + posts

Médico formado pela Santa Casa de São Paulo, com Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação (Fisiatria) pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no Departamento de Neurologia. Especialização em Acupuntura Médica pelo Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa (CEIMEC), e Área de Atuação em Dor pela Universidade de São Paulo. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA). Ex-Diretor do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Membro da Câmara Técnica de Acupuntura do CREMESP. Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED).


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Preference Center