doenca de parkinson

O que é Doença de Parkinson – Aprenda mais

A Doença de Parkinson é degenerativa, crônica e progressiva. Ela ocorre devido à diminuição da dopamina (neurotransmissor).

A dopamina permite a execução dos movimentos voluntários do corpo de forma automática, pois nós não temos necessidade de pensar ao realizar, devido à substância em nossos cérebros.

Causas da doença de Parkinson

O envelhecimento dos indivíduos saudáveis demonstra morte progressiva das células nervosas. Existem alguns que perdem e acabam manifestando os sintomas da doença.

Entretanto, não sabe o motivo que causa a perda progressiva e exagerada de células nervosas. De qualquer forma existem alguns fatores que desencadeia a doença e pode ser genético ou ambiental.

Genética ou Ambiental

Existem alguns genes relacionados com a ocorrência da doença, porém ela não é hereditária. Ocasionalmente pode ter vários casos na mesma família.

No entanto, não tem como definir se pode trazer riscos para os filhos dos pacientes que desenvolve a doença. Os genes que favoreceram podem agir de forma indireta com diversos fatores.

Com isto é possível ocorrer também por fatores ambientais, como contaminação com agentes tóxicos (agrotóxicos e resíduos químicos). Quando existe a falta, o controle motor é perdido e pode causar alguns sinais e os seguintes sintomas.

Principais sintomas da doença de Parkinson

Os sintomas principais são:

  • Tremores;
  • Acinesia ou bradicinesia (lentidão e diminuição dos movimentos voluntários);
  • Rigidez (enrijecimento dos músculos, principalmente no nível das articulações);
  • Instabilidade postural (dificuldades relacionadas ao equilíbrio, com quedas frequentes).

O sintoma da doença de Parkinson pode instalar-se de forma lenta e progressiva, aos 60 anos de idade, e 10% dos casos ocorram antes dos 40 anos (parkinsonismo de início precoce) ou ainda em menores de 21 anos (parkinsonismo juvenil).

Pode afetar todos os sexos e raças e pode iniciar em um lado do corpo. No geral, o paciente percebe que o movimento está difícil e vagaroso e pode atrapalhar tarefas habituais. Além disso, pode piorar de intensidade e afetar o outro membro do mesmo lado e depois de alguns anos o outro lado do corpo. Ainda é possível ter dificuldade para andar e alterações da fala.

Diagnóstico do Parkinson

O diagnóstico é clínico e deve ser feito por um médico neurologista, que sabe diferenciar de outras doenças neurológicas.

É feito também, exames complementares, como tomografia cerebral, ressonância magnética entre outros.

Tratamento do Parkinson

Os sintomas da Doença de Parkinson são tratáveis, e os sinais e sintomas respondem bem as medicações.

No entanto, os medicamentos são sintomáticos e põem parcialmente a dopamina que falta.

Entretanto, não existem drogas disponíveis para curar ou evitar a progressão da degeneração de células nervosas, mas possuem medicamentos antiparkinsonianos disponíveis, que precisa ser administrado no paciente conforme a fase de evolução da doença.

Existem também técnicas cirúrgicas para atenuar os sintomas, mas somente é indicado quando os medicamentos não controlam.

Com o tratamento é feito uso de medicamentos, fisioterapia, fonoaudiologia, suporte psicológico e nutricional para garantir ao paciente uma vida independente. Por meio do tratamento a ideia é diminuir o prejuízo funcional decorrente da doença, porém, para melhor orientação, procure um neurologista.

Médico Especialista em Fisiatria e Dor | + posts

Médico formado pela Santa Casa de São Paulo, com Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação (Fisiatria) pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no Departamento de Neurologia. Especialização em Acupuntura Médica pelo Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa (CEIMEC), e Área de Atuação em Dor pela Universidade de São Paulo. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA). Ex-Diretor do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Membro da Câmara Técnica de Acupuntura do CREMESP. Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED).


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Preference Center