stroke avc derrame cerebral

Os principais riscos de AVC

 

Já falamos sobre AVC aqui e como é feita a reabilitação, se você conhece alguém que sofreu esse acidente não deixe de conferir e indicar. Mas nesse artigo vamos tratar sobre os riscos de AVC, quais os fatores que contribuem para esse problema, é importante ficar ligado nesse assunto, principalmente se tem alguém na família que sofreu AVC. E claro, vamos conferir outras coisas ligadas ao problema, por isso acompanhe.

 

Não dá para prevenir o AVC de todas as formas, talvez a pessoa já tem predisposição para o problema e por isso é mais difícil evitar, mas dá para minimizar o problema. O acidente vascular cerebral pode acontecer em diversos níveis de gravidade, alguns são mais leves e causam pouco problema. Outros são mais graves e causam diversos problemas, mas se você prestar atenção nos riscos de AVC é muito mais tranquilo evitar problemas mais sérios.

 

O derrame cerebral é a segunda causa de mortalidade no mundo todo, isso mostra que o AVC atinge uma grande parte da população mundial, sua taxa de mortalidade passa de 50% a cada cem mil habitantes. E nesse caso as mulheres estão em desvantagem, por ano são 60 mil mulheres a mais do que homens que têm o acidente ou derrame cerebral e ele também é mais mortal nas mulheres.

 

Mas não importa se você é mulher ou homem, todos devem prevenir a doença e evitar problemas maiores. Por isso vamos tratar aqui alguns dos principais riscos de AVC. Para começar você precisa saber que não é possível controlar os fatores de risco ligados a histórico familiar, idade, etnia e sexo, mas mesmo assim podemos minimizar. Especialistas já afirmaram que é possível prevenir e controlar cerca de 80% dos riscos de derrame cerebral.

 

Vejamos algumas formas de retardar ou prevenir o AVC ou mini AVC, conhecido também como ataque isquêmico transitório.

 

Os principais riscos de AVC

 

O cigarro – Se você fuma é melhor parar de fumar já, é claro que falar é bem fácil, mas o fumo danifica e contrai os vasos sanguíneos e com isso o risco de um fumante ter AVC é muito maior. Se você já tentou parar de fumar e ainda não conseguiu comece a procurar ajuda, sua saúde deve ser colocada em primeiro lugar. Converse com médicos para te ajudar ou até pessoas que já passaram pelo processo de parar de fumar. Ah! E evite também ficar perto do fumo passivo, ou seja, você pode não fumar mas conviver com pessoas que fumam, esse tipo de exposição também é prejudicial e pode aumentar o risco de um acidente vascular cerebral.

 

Pressão alta –  A pressão alta já é um problema que você precisa lidar e tratar, mas ela também contribui e aumenta o risco de AVC. Na verdade a hipertensão é o principal fator de risco do derrame cerebral. Quando a pressão está acima do nível normal o risco é grande e você precisa tratar, se você já tem mais idade e não costuma conferir sua pressão é melhor começar a prestar atenção nesse ponto.

É possível diminuir a pressão arterial mudando alguns hábitos e o estilo de vida, é muito importante ter o acompanhamento de um médico assim que descobrir o problema. Dessa forma ele vai saber seu histórico e poderá analisar melhor os riscos.

 

Sedentarismo – Uma pessoa que não prática atividade física tem mais chance de ter um derrame cerebral ou mini AVC. Quando uma pessoa não faz atividade física acaba ganhando peso, com isso o nível de colesterol acaba aumentando e a pressão arterial também aumenta. Por isso a falta de atividade é um dos principais riscos de AVC. Quem não prática exercícios físicos aumenta  risco de diabetes, tem risco de ter outros problemas e entre eles o acidente vascular cerebral.

 

É importante se exercitar diariamente pelo menos 20 minutos por dia, faça atividade aeróbica de intensidade moderada, pratique algum esporte. Se você possui algum problema que dificulta a prática de exercício como artrite e doença cardíaca, entre em contato com seu médico, ele vai analisar seu problema e indicar uma atividade física que não cause nenhum problema para o paciente.

 

Obesidade – se você é obeso já sabe que corre muitos riscos, não só de ter um AVC, uma pessoa que está com sobre peso tem a chance de ter diversas doenças como diabetes e doenças no coração. Por isso é importante ficar de olho e não exagerar na quantidade de comida que você ingere. Se está com dificuldade para emagrecer a dica é procurar ajuda, você pode entrar em contato com um nutricionista, nutrólogo e até psicólogo.

 

Todos esses médicos vão te ajudar a vencer não só a balança, mas outras doenças que aparecem com a obesidade. Se você ainda não é obeso, mas está um pouco acima do peso, comece agora a vigiar as coisas que anda comento. Inclua na sua dieta alimentos saudável como frutas variadas, legumes e alimentos integrais, tente minimizar a quantidade de açúcar e sal que você ingere e faça atividade física.

 

Monitore sua saúde cardiovascular – As doenças relacionadas ao coração também oferecem risco de AVC, mas elas também matam e até mais que o acidente vascular cerebral. Você precisa ficar atento a sua saúde cardiovascular e esforçar para mante-la boa. Doenças como coronária, fibrilação atrial e insuficiência cardíaca são exemplos de doenças que contribuem para piorar o problema. Elas podem provocar coágulos sanguíneos que interrompem a entrada de oxigênio no cérebro e isso provoca o AVC.

 

É possível controlar uma doença cardíaca, por isso se você apresentar algum problema não deixe de procurar um médico. A prevenção é sempre o melhor remédio.

 

Não exagere no álcool – Você pode até tomar uma bebida alcoólica uma vez ou outra, mas não pode exagerar. Já foi observado que pessoas que têm um uso excessivo de álcool tem mais risco de ter um derrame cerebral. Se você gosta de beber não faça isso todos os dias e não muito, o indicado é a ingestão com moderação, cerca de 30g de etanol por dia para os homens, no caso das mulheres a quantidade indicada é a metade. Mesmo assim, quanto mais você prevenir e não consumir a bebida, melhor será.

 

É importante pensar se você prefere um dia de bebida com os amigos ou uma vida saudável sem risco de sofrer AVC.

 

Não stress – Esse é um problema que muitas pessoas têm passado, na atualidade e com tanta correria é difícil não se estressar, mas você precisa manter a calma para não correr nenhum risco de AVC. Procure formas de se desestressar, você pode fazer uma luta, dança, jogar futebol, jogar vídeo game, assistir um filme, cozinhar. Veja o que funciona para você e o que mais te desestressar. Se você não encontrar nenhuma forma, é indicado procurar um psicólogo para fazer análises, elas são ótimas e dão resultado.

 

Existem outros fatores de risco, por isso procure saber ainda mais sobre a doença, principalmente se você já observou que muitas pessoas da sua família já sofreram AVC. A informação é uma ótima forma de prevenir qualquer problema, fique ligado aqui também, pois temos sempre informações novas para passar e claro, se ficou alguma dúvida não deixe de comentar.

 

 

Médico Especialista em Fisiatria e Dor | + posts

Médico formado pela Santa Casa de São Paulo, com Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação (Fisiatria) pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no Departamento de Neurologia. Especialização em Acupuntura Médica pelo Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa (CEIMEC), e Área de Atuação em Dor pela Universidade de São Paulo. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA). Ex-Diretor do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Membro da Câmara Técnica de Acupuntura do CREMESP. Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED).


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Preference Center