pregabalina dor

Pregabalina para fibromialgia

Lyrica (pregabalina) é um medicamento aprovado pela FDA para fibromialgia e outras dores crônicas e neuropáticas. Fibromialgia é uma doença crônica que provoca a longo prazo, dor muscular generalizada e mialgia, problemas para dormir, fadiga, insônia e cansaço.

A pregabalina não é um antidepressivo. Pelo contrário, é uma droga que tem como alvo os sinais nervosos. O medicamento tem sido muito utilizado para aliviar a dor do nervo (neuropática) em pacientes com neuropatias pós-herpéticas e polineuropatia diabética. Ele também é usado para tratar crises convulsivas parciais.

Acredita-se que a dor da fibromialgia é causada por alterações relacionadas com o nervo, que causam as células nervosas a disparar muitos sinais. Isso torna uma pessoa excessivamente sensível aos estímulos que normalmente não são dolorosos.

Não há certeza exatamente como Lyrica melhora os sintomas da fibromialgia, mas pesquisas de laboratório sugerem que a Lyrica ajuda a diminuir o número de sinais nervosos (impulsos), e como resultado, acalmam as  células nervosas excessivamente sensíveis. Isso resulta em alívio da dor em pacientes com fibromialgia.

Mecanismo de ação dos anti-convulsivantes para dor

Gabapentina (Neurontin) e pregabalina (Lyrica, Prebictal) compõem uma interessante classe de medicamentos para a dor crônica.

Estas drogas diferem estruturalmente e mecanicamente de outros analgésicos e também têm eficácia em ensaios clínicos randomizados para as crises de epilepsia e transtornos de ansiedade.

Estudos concluíram que estas drogas não são gabaérgicas e em vez disso, reduzir a liberação estimulada de transmissores por ligação às proteínas de alfa2-delta (CaVa2-d) de canal de cálcio.

Gabapentina e pregabalina compartilham uma alta afinidade para estas proteínas, localizadas particularmente em sinapses.

Essa ligação é necessário e suficiente para dar conta ações de drogas analgésicas, aparentemente causadas pela diminuição da liberação
de neurotransmissores em sinapses.

Evidências da pregabalina

Pregabalina alivia a dor causada por danos aos nervos, ou de uma lesão ou doença.

Anti-epilépticos (tais como a pregabalina) são medicamentos usados para tratar a epilepsia, mas também são eficazes no tratamento da dor.

O tipo de dor que responde bem ao tratamento de pregabalina é dor neuropática (dor causada por danos aos nervos). Isso inclui neuralgia pós-herpética (dor persistente em uma área anteriormente afetada por telhas) e dolorosas complicações do diabetes, bem como fibromialgia.

Apenas uma minoria dos pacientes com estes tipos de dor terá um benefício substancial, e um pouco mais terá benefício moderado.

Com pregabalina doses diárias de 300 mg a 600 mg, a impressão global de avaliação do paciente de mudança grande ou muito muito melhorada foi cerca de 35% na neuralgia pós-herpética, 50% na neuropatia diabética dolorosa e 40% na fibromialgia.

Não há provas que a pregabalina seja eficaz em condições agudas, onde a dor já está estabelecida e em condições crônicas na qual danos ao nervo não são a principal fonte da dor, tais como artrite.

Médico Especialista em Fisiatria e Dor | + posts

Médico formado pela Santa Casa de São Paulo, com Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação (Fisiatria) pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no Departamento de Neurologia. Especialização em Acupuntura Médica pelo Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa (CEIMEC), e Área de Atuação em Dor pela Universidade de São Paulo. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA). Ex-Diretor do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Membro da Câmara Técnica de Acupuntura do CREMESP. Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED).


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Preference Center