text neck dor cervical

Text neck: a epidemia do “pescoço de texto” por smartphones

Um tipo de lesão em particular, apelidado de “pescoço de texto”, é um dos principais agravantes.

A doença é a dor “resultante de uma tensão excessiva sobre a coluna vertebral ao se curvar em uma posição para a frente e para baixo em qualquer dispositivo portátil móvel”.

O problema é tão difundido que o chefe de cirurgia da coluna no Centro de Cirurgia e Reabilitação Espinal em Nova York diz que a doença atingiu proporções epidêmicas, e costuma afetar as pessoas mais jovens.

Textos sobre o problema sugerem que o uso excessivo de celular pode causar dores de cabeça, dor no pescoço, ombro e dor no braço, problemas respiratórios e outros efeitos colaterais.

Abril Farmer, um instrutor de academia no Beauchamp Recreation and Wellness Center, dá aula de ioga às segundas-feiras e diz que os estudantes de sua sala se queixam principalmente de problemas nas costas, que segundo ela é um efeito colateral de olhar para telas e usar mochilas pesadas.

Pode parecer estranho, mas Farmer conta que até mesmo dor na região lombar pode ser causada por problema de alinhamento do pescoço.

“É a cascata que vai do seu pescoço e se estende pela parte superior das costas”, comenta Farmer.

Farmer diz que sente desconforto ao utilizar tecnologia e conta que quando ela passa muito tempo em seu laptop, o seu corpo começa a se debruçar sobre o aparelho.

Farmer recomenda aulas de ioga, mas acrescenta que a prevenção ainda é o melhor remédio. Ela conta separar um tempo na parte da manhã e à noite para fazer um alongamento do seu corpo e em caso de dor deve-se focar na recuperação.

“Respire fundo, verifique a sua postura e se recomponha”, disse Farmer. “Se observe, quando você estiver se debruçando, levante-se”.

Três maneiras de corrigir o seu problema com tecnologia:

  • Coloque suas mãos acima de seus ombros. Com os pés apontando para a frente, coloque um pé na frente do outro. Dobre o joelho da frente e descanse seu peso sobre ele, esticando o peito e ombros. Alterne as pernas e repita o alongamento.
  • Faça uma posição de flexão e mantenha a pose – certifique-se de manter as costas retas, rosto para a frente e relaxado. Mantenha a posição por 30 segundos.
  • Deite de bruços, com os braços para cima ao lado de suas orelhas, palmas para baixo. Levante os braços, peito e pernas ao mesmo tempo e segure por alguns segundos.
Médico Especialista em Fisiatria e Dor | + posts

Médico formado pela Santa Casa de São Paulo, com Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação (Fisiatria) pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no Departamento de Neurologia. Especialização em Acupuntura Médica pelo Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa (CEIMEC), e Área de Atuação em Dor pela Universidade de São Paulo. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA). Ex-Diretor do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Membro da Câmara Técnica de Acupuntura do CREMESP. Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED).


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Preference Center